Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

O que aprendi

Depois de um intenso dia de aulas resolvi deixar aqui algumas normas sobre a alimentação e hábitos de vida saudável segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Penso que de alguma forma poderemos melhorar a nossa qualidade de vida , o nosso bem estar e consequentemente a nossa saúde, sem grande esforço, apenas adoptando algumas regras de fácil utilização.

 

Gosto de picante, o que não sabia era que ele ajuda a tonificar os pulmões, caso estejamos com as vias respiratórias entupidas ou com tosse , um chá de gengibre tem efeitos espectaculares.

 Se o adicionarmos na comida principalmente farináceos, reduzimos a sensação de inchaço e o acumular de gorduras.

 

 Os rins são o reservatório da nossa energia vital ou Jing, que nos é transmitida pelos nossos pais , aquando da junção do espermatozóide ao óvulo, por isso mesmo devemos perservá-la ao máximo,não a desgastando numa vida de stress, preocupações raivas, maus hábitos alimentares e de vida. Esta energia é inata podendo ser adquirida com a prática de uma boa alimentação. Os rins , ao contrário de outros orgãos , são os únicos que não padecem de excesso de energia.

 

É  fundamental bebermos muitos líquidos,  devendo evitar  a ingestão de bebidas frias, para que não haja um choque térmico e a solidificação e endurecimento das gorduras, dando origem ao tão desagradável pneuzito; aconselham-se bebidas mornas, água ou chá. Não perguntei se um bom vinho tinto seria aconselhável, mas seja que não seja, água com um bom petisco , não beberei.

 

Doces após a refeição nem pensar, se o fizermos, tudo o que estiver no estômago será transformado em açúcar. Depois da digestão será uma boa altura para saborearmos um docinho .

 

Sempre que possível devemos consumir alimentos que não tenham crescido em estufas,  não têm vitamina D porque não estiveram directamente expostos aos raios solares. Esta vitamina é essencial para o aspecto saudável da nossa pele.

 

Fiquei a saber , que logo que o sol se põe, começamos a perder energia, por alguma razão se diz , que deitar cedo e cedo erguer...

 Há muito que o sol se pôs e eu ainda a garatujar, vou fazer um chazinho e tentar repor alguma coisa do que perdi.

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil