Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Em Helsínquia

Em 2005 tive oportunidade de  participar durante uma semana numa visita de estudo que decorreu em Helsínquia no âmbito do programa Sócrates ( filósofo... não confundir com o nosso engenheiro).

Eu e outros participantes de vários países da Europa tomámos conhecimento sobre  alguns dos aspectos mais relevantes do sistema educativo deste país.

Trabalhámos arduamente durante toda a estadia. Não foi fácil , mas foi sem dúvida umas das melhores experiências a nível profissional que tive.

Não vou aqui falar do sistema educativo, da economia, da história...da Finlândia, mas quero deixar aqui alguns dos factos que mais me impressionaram durante a visita.

 

Cheguei ao hotel; informaram-me que teria de ir à estação de metro mais próxima e comprar um passe que me iria permitir deslocar durante a estadia. ( Pensei que haveria um autocarro para nos transportar ).

 

No dia a seguir, ás 8h e 30m estávamos na recepção onde uma senhora nos recebeu e nos deu as boas vindas. Aviso: (- Os horários terão de ser cumpridos, sei que alguns de vós vêm de países do sul da Europa e não estão habituados ao cumprimento de horários). Fiquei de boca aberta

 

Durante uma manhã ouvimos o ministro da justiça que se deslocou à escola onde estávamos a trabalhar. Nada de aparato, nem seguranças nem carros especiais. (Cá vão em carros topos de gama)

 

Uma grande parte dos impostos cobrados pelo estado é para a educação, tudo é gratuito e os livros passam de uns alunos para os outros.( Em Portugal também é assim)

 

Fomos recebidos pelo equivalente a um secretário de estado português, que teve a gentileza de nos oferecer um jantar num restaurante panorâmico lindíssimo. Fomos todos a pé, conversámos animadamente, nada de tratamento especiais. ( Em Portugal também é assim).

 

Os professores são a seguir aos polícias os mais valorizados, têm o reconhecimento público, bons salários, são constantemente treinados, actualizados e avaliados.

( Cá também)

 

O ensino é gratuito  durante 9 anos,( aqui íden)

 

Os finlandeses são leitores compulsivos, têm uma extensa rede de bibliotecas. A média de leitura anual é de 21 livros por pessoa, (se fossem telenovelas...agora livros...)

 

Apesar de ser um país cujo desenvolvimento tecnológico é notável principalmente a nível das telecomunicações, raramente vi alguém a falar ao telemóvel, ( se calhar não têm dinheiro para comprar um)

 

 Para ajudar a economia deste país pobrezito, vou comprar um N. , o meu deu o berro.

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil