Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Internet..o que deu e o que tirou

Tenho á minha frente uma estante cheia de livros e enciclopédias com lombadas de várias cores e que hoje mais não servem do que para dar um colorido agradável á sala.

Durante anos fui comprando tudo o que achei necessário para me manter actualizada, para investigar e para me documentar sobre assuntos que a profissão exigia, ou que a minha natural curiosidade pedia.

Substitui o desfolhar dos livros, pelo teclado de um computador, provavelmente um dia alguém olhará para eles e nem saberão  que destino lhes dar.

Com a Internet passeamos pelo mundo, conversamos, participamos em debates, damos opiniões, programam-se viagens, fazem-se negócios, enfim..uma infinidade de coisas impensáveis há uns anos atrás.

É notícia em jornais e revistas o impacto que as redes sociais têm na vida de toda a gente. Falam-se nos lucros, da venda , investimentos ...

Por detrás de um teclado começam e acabam relações, marcam-se encontros, quem está sozinho procura companhia e quem tem companhia também a procura, fingindo que está sozinho. Felicitam-se os conhecidos e desconhecidos por mais um aniversário, comentam-se fotos, demonstra-se profundo pesar pelo falecimento de alguém que é amigo daquele amigo que está não sei onde e que faleceu não interessa como.

Escolhe-se o melhor local para ir de férias, marcam-se viagens, lê-se sobre os últimos acontecimentos políticos, o último escândalo, o tempo que vai fazer, da fatiota que estará na moda na próxima estação,da mais recente catrástofre ecolológica, do caos financeiro, da última greve, fala-se com a família e amigos que estão longe e minimiza-se a saudade.

Eu  continuo a escrever e de vez em quando olho para a minha enciclopédia Portuguesa Brasileira, que em tempos foi o meu "Google" e sinto saudades do tempo em que o cheiro do papel me entrava pelas narinas enquanto desfolhava cada página e é com o mesmo encantamento que hoje faço uma pesquisa por aqui.

Se não fosse um artigo que li há dias na revista Sábado, nem me questionava sobre coisas que deixei de fazer com o aparecimento da net.

Quem ainda se lembra de ter duas horas de almoço, sem ter de ir ver emails ou fazer a plantação na Farmville?

Quando foi a última vez que estivemos num café rodeados de amigos discutindo saudavelmente um determinado assunto?

E os álbuns de fotografias? Há quanto tempo estão arrumados e esquecidos por terem sido substituídos pelo Picasa, Flickr, ou Photobucket?

Há muito que não me lembro de receber na minha caixa do correio , outra coisa que não seja propaganda ou facturas para pagar.

Deixei de vaguear pelas discotecas á procura das últimas novidades musicais.

Jornais e revistas raramente compro, apenas me perco quando se trata de escolher uma boa leitura.

Não quero fazer passar a ideia que sou uma saudosista ou que gostava que deixasse de existir Internet, apenas quis lembrar algumas coisas que deixámos de fazer, eu algumas, outras pessoas terão deixado de fazer outras e concerteza existirão ainda outras para quem WWW, não significa absolutamente nada.

Há pouco tempo um vulcão fez parar meio mundo, imagine-se se de repente a Internet sofresse um apagão? ...não, não consigo imaginar!

 

 

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

imagem de perfil