Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Aquilo que a imprensa não publicou

 

Já há alguns dias que tenho guardado um email que uma amiga me enviou e não me passou pela cabeça publicá-lo, não fosse o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, ter falado no assunto  ontem na TVi. Ninguém além dele se dignou falar do saldo positivo e da boa prestação dos professores de acordo com o relatório de PISA e que só foi publicado tanto quanto sei , por Margarida Rufino no Jornal de Cascais.

 

No meio do cizentismo que se vive em relação aos professores atrevo-me a divulgar algumas das conclusões a que chegou o referido relatório e que abonam e favor dos professores.

 

Mais de 90% dos alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores!
 

O relatório conclui que os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE, tendo em 2006 aumentado 10 pontos percentuais.

 

Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas!

 

E ainda refere que o nosso país tem a maior percentagem de alunos carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura.
 

Margarida Rufino continua:

"Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário! Obviamente que, como em todas as demais classes profissionais, haverá excepções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas responsabilidades, não justificam o ordenado que recebem. Mas, assim como uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um rebanho.
 

Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social ( e pelos habituais "fazedores de opinião" luxuosamente remunerados que escrevem para os jornais ou são comentadores na rádio e na televisão) que ostensivamente consideram que os professores do ensino básico e secundário uma classe pouco profissional, com imensos privilégios e luxuosas remunerações..."
 

Estranha-se o silêncio, mas que não se calem as palavras e que se reponha a justiça sobre a entrega, profissionalismo e bom desempenho dos professores.

17 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil