Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

Cantinho da Manu

"Quando duas pessoas partilham um pão, cada uma volta com um. Quando partilham ideias, voltam com duas." (Buda)

A terapia do sorriso

Durante alguns dias que passei na Suíça, conheci um senhor cujo trabalho é fazer workshops sobre a terapia do sorriso e é frequentemente chamado a fazê-lo em muitas empresas.

Podem conhecer este tipo de trabalho vendo este vídeo http://youtu.be/Tvj3LLf7f2 realizado pelo próprio.

Hoje, por coincidência, enquanto navegava pelas páginas do Sapo encontrei este artigo:

 

 

Rir é benéfico para a saúde e bem ajuda à recuperação de quem está doente. Afinal, "quem ri seus males espanta", diz a sabedoria popular.



Pela sua saúde, ria!

Sorrir transmite uma sensação positiva. Agrado, satisfação, gratidão, diversão, reconhecimento e tantas outras emoções que se sintetizam num sorriso.

 

Basta recordarmos o quanto gostamos de ver um bebé sorrir, qual ritual de crescimento como aprender a falar ou a andar.

 

Como é costume dizer-se, o sorriso é o reflexo da alma, chama da comunicação entre as pessoas - quando autêntico. Autenticidade que se prolonga dos lábios para os olhos que, sim, também riem...

 

Depois, temos sorrisos múltiplos, à medida da conveniência da socialização. Tantas vezes desconfiamos de quem mostra delicadeza excessiva, que sorri de igual modo para todos. Mas gostamos que nos sorriam, seja atrás do balcão de uma loja, no supermercado, o colega do lado, numa repartição pública. E perdemos o sorriso quando não nos correspondem ou reagem com brusquidão.

 

 

 

A terapia do sorriso

 

A verdade é que sorrir facilita, ajuda a vencer a timidez e a superar dificuldades. E acredita-se que a disposição emocional dos doentes influencia o estado de saúde. Alguns hospitais recorrem mesmo a equipas de animação, que entretêm as crianças, estimulando a alegria e contribuindo para que se tornem mais activas e comunicativas.

 

Uma boa gargalhada estimula a musculatura facial, mas também a dos braços e a do tórax, e aumenta a quantidade de oxigénio e de sangue que irriga os tecidos e órgãos do nosso corpo. O bom humor influencia mesmo a bioquímica do nosso organismo, dando espaço às endorfinas, substâncias que actuam nos terminais nervosos das células, responsáveis pela sensação relaxante que sentimos após a tal gargalhada.

 

Que o sorriso é uma atitude positiva a adoptar, parece ser uma ideia pacífica. Mas há sorrisos e sorrisos...

 

Que apesar dos momentos menos bons pelos quais estamos a passar, encontremos numa ou noutra altura motivos para sorrir.

 

Ps. Penso que seria aconselhável que os nossos governantes fizessem de imediato um workshop destes{#emotions_dlg.tongue}, talvez ficassem motivados para nos darem motivos para sorrir.

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil