A lenda das abóboras iluminadas no Halloween

Diz a lenda que um homem apelidado de «Jack Miserável», convidou o diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel à sua alcunha, Jack não queria pagar a sua bebida. Então, convenceu o demónio a transformar-se numa moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. O diabo fez isso mas Jack enganou-o e colocou a moeda no seu bolso junto com uma cruz de prata. A cruz impediu o diabo de voltar transformar-se na sua forma original. Jack acaba por soltar o diabo, sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma.
No ano seguinte, Jack enganou de novo o diabo, fazendo-o subir a uma árvore para apanhar uma peça de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu uma cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer. Após longas negociações, o diabo acabou por prometer a Jack para não iria incomodá-lo por mais dez anos e que a sua alma estava livre do inferno durante esse período.
Pouco depois Jack morreu. Deus não permitiu que uma figura tão repugnante fosse para o céu. O diabo, apesar de chateado com as artimanhas anteriores, teve que manter sua palavra de não reclamar a sua alma, por isso não permitiu que Jack fosse para o inferno. Em alternativa, enviou Jack para a noite escura, com apenas umas brasas de carvão para iluminar o seu caminho. Jack colocou as brasas numa abóbora esculpida e desde então tem vagueado pela Terra.